Embalagens são reutilizadas na produção de peças para eletrodomésticos da marca
Em 2020, a Unigel – uma das maiores empresas químicas do país – anunciou a criação de uma nova marca de produtos sustentáveis produzidos com materiais reciclados chamada ECOGEL®️. Agora, a Companhia firmou parceria com a Termotécnica e a Electrolux para utilização do ECOGEL® na fabricação de peças de refrigeradores da marca.
“O ECOGEL®️, marca que abrange poliestirenos (um tipo de plástico) com material reciclado pós-consumo em sua composição, apresenta grande potencial para garantir a circularidade do plástico na cadeia produtiva e incentiva empresas e consumidores a praticarem o descarte adequado de materiais”, explica o diretor comercial da Unigel, Marcelo Natal.
A Unigel é fornecedora de monômero de estireno para a Termotécnica, matéria-prima para a produção de embalagens em EPS (poliestireno expandido, popularmente conhecido como ISOPOR) e utilizadas pela Electrolux para garantir a integridade de seus eletrodomésticos durante o transporte. Em adição, a Unigel fornece o poliestireno para a Electrolux, empregado na fabricação de peças do interior de refrigeradores, como prateleiras e gavetas.
A Termotécnica é detentora de um programa robusto de coleta e reciclagem de EPS e poliestireno pós-consumo, gerando um novo material, o REPOR, que tem como propósito reintroduzir no ciclo produtivo recursos em transformação.
Agora, as três empresas estão juntas para fazer a circularidade de materiais acontecer na prática, mostrando que é possível viabilizar a reciclagem de plásticos de maneira sustentável.
“Na produção do ECOGEL®, o REPOR é uma importante matéria-prima. Na prática, as embalagem em EPS de eletrodomésticos retornam para a cadeia produtiva após cumprirem com a sua função, sendo transformadas em novos componentes duráveis que serão incorporados aos refrigeradores Electrolux”, comenta Natal.
Segundo a Unigel, desde outubro de 2020, quando o ECOGEL® foi lançado, o material pós-consumo já reaproveitado equivale a embalagens de 3 mil refrigeradores da Electrolux ou 1,8 milhão de copos descartáveis.
A Electrolux está realizando testes desde o ano passado para garantir a segurança e eficácia do produto. No momento, o produto ainda está em fase de implementação. A previsão é que os primeiros refrigeradores com componentes produzidos com ECOGEL® cheguem ao consumidor já no início de 2022.
O Diretor de Sustentabilidade da Electrolux América Latina, João Zeni, destaca a importância da parceria com a Unigel e ressalta que uma das principais frentes de atuação em sustentabilidade da Electrolux é tornar os produtos entregues aos consumidores cada vez mais eficientes e alinhados ao conceito de economia circular.
“Os desafios e metas estabelecidos pela Electrolux são de longo prazo e envolvem toda a sua cadeia de valor. Para isso acontecer, buscamos estabelecer parcerias que possam tangibilizar as premissas e compromissos da empresa, tais como com a Unigel. Entendemos que os grandes desafios ambientais e sociais demandam colaboração intrassetorial e de diferentes atores da sociedade, por isso estamos abertos a este tipo de parcerias, para que assim possamos encontrar os melhores caminhos em colaboração”, explica Zeni.
João Zeni afirma que a Electrolux está comprometida a incentivar e fomentar ainda mais caminhos e possibilidades para atuar na vanguarda da economia circular e gestão de carbono no setor – com algumas metas globais, tal como atingir o uso de 50% de plástico reciclado em seus produtos globalmente até 2030.
“Nossa abordagem ambiental traz a circularidade na prática, incluindo uma visão integrada desde a concepção de produtos, eficiência operacional, passando por logística reversa e reciclagem e indo até novas cadeias produtivas, fechando o ciclo da economia circular. Pensando na cadeia logística como um todo, dar uma nova vida as embalagens pós-consumo, transformando-as em produtos nobres, atende à demanda da sociedade por uma atuação responsável das empresas em termos de sustentabilidade”, declara Albano Schmidt, presidente da Termotécnica.
De acordo com o diretor comercial da Unigel, Marcelo Natal, a linha ECOGEL® está tendo boa aceitação no mercado.
“Estamos otimistas com os primeiros resultados obtidos pelos clientes que estão testando as nossas soluções. Esperamos poder reaproveitar aproximadamente 200 toneladas de material pós-consumo até o final de 2022, que darão origem a novos produtos indispensáveis no dia a dia das pessoas” afirma Natal.
*isopor é uma marca registrada por terceiros.