Fazendo uma reflexão sobre os 58 anos da Termotécnica, vejo que desde a sua fundação a empresa sempre foi pioneira, inovadora, criativa, preocupada com seus funcionários e com o meio ambiente. Esse pioneirismo iniciou já na transformação do EPS no Brasil, tecnologia recém introduzida na Europa.
Começou produzindo utilidades domésticas; nos anos 70 inovou fabricando grandes câmaras frigoríficas para produtos congelados. Na década de 80 iniciamos a produção da nossa própria matéria-prima, marco este que nos credenciou a fazer parte do seleto grupo da indústria petroquímica.
Nos anos 90 introduziu o conceito shrink na linha branca no Brasil. Com esta solução, a empresa promoveu uma verdadeira revolução neste segmento, mudando de forma definitiva o modelo de embalagem para refrigeradores, fortalecendo sua liderança como empresa pioneira e inovadora.
Nos anos 2000 viabilizou, novamente de forma pioneira, as operações de logística reversa e reciclagem do EPS no país, antecipando-se em alguns anos à Política Nacional de Resíduos Sólidos. O Programa Reciclar EPS é de fato a economia circular na prática: após seu uso e reciclagem, o EPS vira matéria-prima para outras aplicações. Esse programa é hoje reconhecido mundialmente como um sucesso e exemplo a ser seguido por outros materiais.
Mais recentemente, a Termotécnica tornou-se referência em soluções pós-colheita para o agronegócio, com conservadoras para frutas, legumes e verduras, aumentando significativamente o shelf life destes produtos com resultados comprovados por laboratórios internacionais, e contribuindo para a redução de desperdícios de alimentos em toda a cadeia de distribuição.
Somos referência também em gestão de pessoas, em segurança e qualidade, tendo recebido diversos prêmios nos últimos anos, onde destacamos o das “150 Melhores Empresas para Trabalhar” da Você SA e o de Sustentabilidade da Revista Exame.
Esses 58 anos demonstram que conseguimos nos superar todos os dias. São 58 anos de muito trabalho, persistência, mantendo o espírito jovem e inovador.
Albano Schmidt
Presidente da Termotécnica