Ao encontrar no supermercado prateleiras com uvas suculentas e saudáveis, o consumidor não imagina o caminho e as etapas que as frutas percorrem da colheita, no campo, até à casa das pessoas. É uma tarefa que requer muito cuidado e dedicação, pois elas são extremamente frágeis.
Pensando na otimização deste processo, uma série de pesquisas e estudos são realizados em busca da embalagem ideal. O World Packaging Organisation é uma entidade que reúne as associações de embalagens de todo o mundo e, atento à evolução do mercado, anualmente realiza o prêmio WorldStar, que valoriza as embalagens inovadoras premiadas em diversos países.
Brasil no pódio
A conservadora DaColheita para Cumbucas de Frutas, produzida pela empresa brasileira Termotécnica, é a campeã do prêmio WorldStar 2019. Entre seus diferenciais, destaca-se o fato dela garantir a redução do desperdício de alimentos em toda a cadeia logística, do produtor ao consumidor final.
Ao todo, foram 319 embalagens inscritas, de 35 países. A candidata brasileira foi selecionada para concorrer ao prêmio após vencer o Prêmio ABRE 2018, da Associação Brasileira de Embalagem.
Confira os diferenciais da embalagem campeã do prêmio WorldStar 2019, a conservadora DaColheita para Cumbucas de Frutas:
- Embalagem inteligente.
- Desenvolvida com ecodesign e material reduzido.
- Leve, otimiza custos logísticos.
- Desenvolvida com matéria-prima diferenciada (EPS).
- 100% reciclável.
- Possui tecnologia e designs próprios.
- Permite alto isolamento térmico.
- Amplia em até 30% do shelf life das frutas.
- Mantém as propriedades nutricionais das frutas.
- Reduz a absorção de impactos no transporte e exposição no varejo.
- Proporciona dias a mais com a fruta saudável na prateleira.
Certificada por testes em laboratórios europeus, esses resultados conferem redução de perdas e desperdício de alimentos, o que torna a embalagem sustentável e comprometida com o Save Food, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Essa certificação, somada ao Programa Reciclar EPS, que em dez anos já reciclou mais de 40 mil toneladas de EPS fez toda a diferença na avaliação do produto brasileiro.
Mais sobre o EPS
O EPS é um plástico 100% reciclável, extremamente versátil, tecnológico e leve – pois tem o ar como 98% da sua composição. Sua capacidade de isolamento térmico, proteção contra impactos e ergonomia fez com que este produto fosse inserido definitivamente no cotidiano das pessoas, como matéria-prima para conservadoras de alimentos, medicamentos, vacinas, entre outros.
Você conhece a Termotécnica?
Aos 57 anos, a Termotécnica é a maior indústria transformadora de EPS da América Latina. Empreendedora, produz desde soluções para Embalagens e Componentes, Conservação, Agronegócios, Cadeia de Frio, Movimentação de Cargas até itens para Construção Civil.
O desenvolvimento tecnológico e o respeito ao meio ambiente estão entre suas preocupações e prioridades.
Com matriz em Joinville (SC), possui unidades de produtivas e de reciclagem em Manaus (AM), Petrolina (PE), Rio Claro (SP), São José dos Pinhais (PR) e Pirabeiraba (SC).