A horticultura é um setor importante para a economia brasileira, em razão da sua participação no mercado nacional e nas exportações, e também para os brasileiros que buscam um estilo de vida e uma alimentação saudável.
Enquanto as exportações do agronegócio demonstram números positivos nos primeiros meses de 2022, uma pesquisa realizada pela WW e Instituto Kantar aponta que 91% dos brasileiros entrevistados estão focados em manter e/ou melhorar sua saúde e bem-estar.
Quando o assunto é produtos de qualidade para exportação ou entrega ao consumidor final, podemos facilmente incluir nesta conversa a importância dos cuidados com o shelf-life destes produtos após a colheita.
Por isso, no artigo de hoje, vamos abordar a importância do shelf-life na horticultura, como as conservadoras podem ajudar neste objetivo, e as vantagens na utilização da caixa de hortifruti em EPS. Confira!
No artigo de hoje, você verá:
- A importância do shelf-life na horticultura
- Como as conservadoras podem ajudar neste objetivo
- Caixa de hortifruti em EPS: conheça as vantagens
A importância do shelf-life na horticultura
Na horticultura, o shelf-life é um fator essencial e está presente em praticamente todo o processo logístico dos produtos. Após a colheita, é preciso cuidados no manuseio, armazenamento e transporte em razão de diversos fatores.
Fatores como a temperatura ambiente, umidade, possíveis impactos durante a jornada, possíveis contaminações destes produtos a partir do contato com outros ambientes e materiais, entre tantos outros que podem ser identificados.
E este, muitas vezes, não é um desafio apenas para o produtor. Distribuidores e lojistas – ou até mesmo o consumidor final – podem identificar a necessidade de cuidados na busca por manter ou até mesmo ampliar a sua vida útil.
Com isso, processos, ferramentas, entre tantas outras alternativas, são aplicadas pelas empresas para buscar driblar os desafios e obstáculos logísticos e entregar ao cliente ou consumidor final um produto de qualidade.
Como as embalagens conservadoras podem ajudar neste objetivo
As embalagens conservadoras, por sua vez, possuem um papel importante também neste processo, podendo acompanhar os produtos durante um longo período de tempo ou, é claro, durante toda a operação logística.
Nós já escrevemos aqui no blog, inclusive, sobre os cuidados no pós-colheita e como reduzir o desperdício de alimentos, além de como escolher a embalagem ideal pode se tornar fundamental neste processo.
Desta forma, estas embalagens acabam se tornando uma das alternativas que as empresas buscam, como vimos acima, para driblar os possíveis problemas presentes na logística de produtos perecíveis, e assim, maximizar o shelf-life.
A partir deste momento, se inicia a busca pela solução ideal, ou melhor, pelas soluções ideais, que serão aplicadas desde o pós-colheita e buscarão garantir a qualidade até mesmo após à venda, ou seja, na mesa do consumidor final.
Caixa de hortifruti em EPS: conheça as vantagens
Quando falamos em caixa de hortifruti, o cenário também não é muito diferente. Afinal, estes produtos podem sofrer ações sobre eles e estas embalagens podem também percorrer um grande período de tempo ao longo do processo logístico.
Neste caso, uma opção de embalagem que pode se tornar a opção ideal para as empresas na busca pela ampliação do shelf-life dos produtos de horticultura, é a conservadora em EPS – popularmente conhecido como Isopor*.
As conservadoras em EPS podem apresentar inúmeras vantagens, como:
- Peso leve, o que pode contribuir para o manuseio e transporte;
- Pode ajudar no controle da temperatura ideal;
- Pode auxiliar na absorção de impactos e vibrações;
- Material pode ser 100% reciclável pós-uso;
- Melhor custo-benefício comparado a outros materiais.
Um grande exemplo, são as embalagens conservadoras DaColheita na aplicação para FLVs (Frutas, Verduras e Legumes), que podem proporcionar às empresas um aumento de até 30% no shelf-life dos produtos.
Um estudo comparativo – disponível no catálogo Da Colheita – realizado com algumas FLVs, no caso da imagem abaixo, o mamão, mostra a diferença entre uma conservadora em EPS e outra, a partir de alguns critérios.
Assim, é possível perceber que buscar alternativas para entregar produtos mais frescos pode se tornar um grande desafio, contudo, existem alternativas que podem contribuir para o alcance deste objetivo das empresas.
Conheça a Termotécnica
As conservadoras DaColheita são produtos Termotécnica. Com mais de 60 anos de história, a empresa é líder em transformação de EPs no Brasil, onde ⅓ de todo EPS pós-consumo no Brasil é reciclado pela empresa.
No cenário de embalagens para FLVs, as conservadoras DaColheita são as embalagens mais utilizadas por produtores do vale do São Francisco, além de diversos clientes e cases espalhados pela América Latina.
Se você está em busca de caixa de hortifruti e gostaria de saber mais sobre como as conservadoras DaColheita podem ajudar a sua empresa, basta entrar em contato com um dos especialistas da Termotécnica.