Atuando há décadas junto à Cadeia de Frio do Ministério da Saúde para as diversas campanhas de vacinação e distribuição de medicamentos na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), a Termotécnica tem se destacado também no programa nacional de imunização contra a Covid-19 como fornecedora de caixas térmicas para transporte e conservação destes insumos.
Nos primeiros meses de 2022 o fornecimento foi de 13.400 caixas térmicas. Em 2021, incluindo as demais campanhas de imunização no país, foram 20.703 embalagens fornecidas pela Termotécnica. Cada embalagem comporta cerca de 10 mil doses de imunizantes.
Neste artigo você verá:
- TermoChain: diferencial das caixas térmicas da Termotécnica
- Nanotecnologia como aliada na Cadeia de Frio
- Case de Sucesso Safe Pack
- Caixas térmicas em EPS integram conceito de economia circular
TermoChain: diferencial das caixas térmicas da Termotécnica
A importância da manutenção da temperatura em níveis adequados na indústria farmacêutica e nos serviços de saúde é vital. Por isso, para viabilizar as campanhas de vacinação, existe a chamada Cadeia de Frio.
Trata-se de uma rede logística que envolve diversas empresas especializadas no armazenamento, conservação, manipulação, distribuição e transporte de medicamentos conduzida pelo Ministério da Saúde e que possui normas com boas práticas determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Para cumprir a nova regulamentação da Anvisa, que vigora desde março de 2021, e que exige que as empresas do setor se adequem, mantendo o monitoramento e controle da temperatura de medicamentos e vacinas em toda a cadeia de distribuição, a Termotécnica lançou a marca TermoChain.
“Por suas características térmicas, o EPS proporciona grande estabilidade de temperatura, além de ser capaz de absorver impactos e garantir assim a integridade da vacina”, conta o gerente de Inovação Empreendedora da Termotécnica Alexandre Cotrim.
Para desenvolver uma linha completa de soluções para controle e monitoramento de temperatura em armazenagem e transporte de medicamentos termolábeis a Termotécnica firmou uma cooperação técnica com a startup Sensorweb.
Desta forma, o mercado pode combinar as tecnologias destas empresas, líderes em seus segmentos.
Você pode conferir mais informações neste artigo.
Nanotecnologia como aliada na Cadeia de Frio
Outra inovação desenvolvida pela Termotécnica que adiciona um elemento de biossegurança em suas soluções para a cadeia do frio e para a indústria farmacêutica é a tecnologia patenteada SafePack.
Por meio da nanotecnologia, o SafePack antiviral e antibacteriano confere uma espécie de blindagem protetora à superfície das caixas em EPS da Termotécnica, atuando ativamente na destruição de bactérias e vírus envelopados.
Já falamos sobre as principais características e vantagens do SafePack em outro artigo aqui no blog. Confira!
Case de Sucesso Safe Pack
Entre os segmentos com grande potencial de aplicação do Safe Pack estão o da Cadeia Fria para fármacos.
É o caso da CLAMED Farmácias, com mais de 500 filiais no país com as marcas Drogaria Catarinense, Drogaria Catarinense Manipulação, Farmácia Preço Popular, Proformula, Farmagora e o recente CLAMED Health Center. Conta com um hub de saúde integrado que visa testes de novas tecnologias para construir a farmácia do futuro.
Cliente da Termotécnica, a CLAMED Farmácias passou a introduzir nas embalagens térmicas o agente antiviral e antibacteriano Safe Pack.
Caixas térmicas em EPS integram conceito de economia circular
Tendo em vista a vacinação contra a Covid-19, que exigiu mais embalagens para transportar as doses dos imunizantes, houve aumento no número de caixas térmicas de EPS pós-consumo.
Nesse sentido, as embalagens desenvolvidas pela Termotécnica têm destinação correta, através da economia circular. O ciclo não termina quando as vacinas são aplicadas, pois o material é 100% reciclável.
O EPS é composto por 98% de ar. É um material que não contamina a água ou o solo e também não danifica a camada de ozônio.
E, por último, a nanotecnologia aplicada ao processo não impacta a reciclagem das caixas térmicas. Elas são transformadas em outros produtos, para outras finalidades, após seu uso no transporte de vacinas da Covid 19.
Leve esta solução para sua empresa
Levar qualidade e eficiência para o armazenamento e transporte de vacinas é um compromisso da Termotécnica. Por isso, contamos com uma linha completa de caixas térmicas em EPS para atender a Cadeia de Frio.
Quer levar estas soluções para o seu negócio?
Então preencha os campos a seguir, que nossa equipe comercial irá te ajudar a encontrar a solução ideal para o seu produto.