Se você é lojista ou profissional de uma empresa que dispõe de uma plataforma e-commerce, provavelmente um dos seus principais desafios seja a escolha da embalagem ideal para a logística dos produtos.
Por isso, nós trouxemos no artigo de hoje alguns dos principais fatores que devem ser observados na busca pela embalagem para e-commerce ideal e uma solução de embalagem que está fazendo sucesso entre as empresas. Confira!
No artigo de hoje, você verá:
- A importância da embalagem para e-commerce
- Quais fatores avaliar antes de escolher a opção ideal
- EPS: uma opção repleta de benefícios
O universo do e-commerce começou aquecido no Brasil em 2021. Pesquisas mostram números promissores de um cenário que pode ajudar muitas empresas – inclusive a sua – nesta retomada da economia pós-pandemia.
Segundo a 44ª edição do Webshoppers, divulgado pelo portal e-commerce Brasil, o setor registrou um recorde de vendas no primeiro semestre de 2021, com um crescimento de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Outra pesquisa, agora realizada pela Neotrust e divulgada pelo portal da Associação Brasileira de Embalagem, mostra um crescimento de 37% em faturamento nos primeiros seis meses de 2021, se comparado ao mesmo período em 2020.
Até mesmo setores como mineração e metais apostam na utilização de plataformas e-commerce para retomada do crescimento, apontou um estudo da consultoria Accenture, compartilhado com a Reuters e divulgado pelo Estadão.
E na sua empresa, qual a expectativa para este ano de 2021? Quais os maiores desafios em relação ao e-commerce? Quais os principais diferenciais para enfrentar o mercado aquecido?
A importância da embalagem para e-commerce
Quando falamos em e-commerce, um dos principais fatores de sucesso é a logística dos produtos, não é mesmo? E nele, a embalagem para e-commerce aparece entre os destaques pelo seu papel essencial neste processo.
Nós já falamos aqui no blog, inclusive, sobre os 3 fatores que comprovam a importância da embalagem no processo logístico das empresas. Uma ótima sugestão para a sua próxima leitura, já que o assunto lá também é este.
Mas, a que se resume este papel essencial da embalagem para e-commerce? Uma pergunta simples, mas que pode surgir com uma resposta muitas vezes ampla. Veja a seguir alguns fatores que podem impactar nesta escolha:
- Proteção do produto
- Otimização na logística
- Redução de custos de operação
- Menor impacto ao meio ambiente
Entre muitos outros. Por isso, o primeiro passo ao iniciar uma avaliação da embalagem para e-commerce ideal é identificar e mapear as principais necessidades do produto e do processo, e então compará-las às opções disponíveis no mercado.
Quais fatores avaliar antes de escolher a opção ideal
Explorando um pouco mais os parágrafos acima, nós podemos encontrar os critérios que devemos levar em consideração na hora de iniciar uma avaliação em busca da melhor opção de embalagem para os produtos:
No fator segurança:
- Meu produto é frágil?
- Meu produto precisa de uma embalagem resistente?
- Existe a chance de impactos ou quedas no manuseio e transporte?
No fator versatilidade:
- O quão o formato da embalagem para e-commerce pode ajudar no manuseio e armazenamento?
- O quão o peso da embalagem para e-commerce pode ajudar no manuseio, armazenamento e transporte?
No fator custo-benefício:
- O quão o custo da embalagem para e-commerce pode ajudar na redução de custos totais e no impacto do mesmo na operação?
No fator sustentabilidade:
- O quão a embalagem para e-commerce é sustentável e possibilita a reciclagem (por parte dos consumidores)?
Perguntas como essas, podem ajudar os gestores na definição do escopo inicial de avaliação das opções de embalagens disponíveis no mercado, visando encontrar aquela que melhor atende às necessidades do produto e da logística utilizada.
EPS: uma opção repleta de benefícios para embalagem no e-commerce
Uma opção que tem ganhado destaque no mercado é o EPS. Popularmente conhecido como Isopor®, o material tem conquistado as empresas em razão de ser repleto de benefícios. Veja alguns deles:
Adaptabilidade
Como 98% da sua composição é simplesmente ar, o EPS pode ser facilmente moldável, permitindo a criação de soluções mais versáteis e práticas.
Absorção de impactos
Pelo mesmo motivo – a quantidade de ar em sua composição – o EPS pode ajudar na resistência contra impactos e quedas.
Qualidade
Atuando como um isolante térmico, o EPS contribui na manutenção da temperatura. Ideal para cadeia fria e alimentícia, por exemplo.
Leve
O seu baixo peso pode auxiliar no processo de manuseio, armazenamento (empilhamento, por exemplo) ou até mesmo no custo do frete.
100% reciclável
Sendo uma opção sustentável, o EPS é 100% reciclável, de forma contínua e com baixo consumo de água e energia, além de não contaminar o solo, o ar ou a água, ser livre de CFC e HCFC, e totalmente atóxico.
Aliás, nós também já falamos aqui no blog sobre as 5 vantagens do EPS na embalagem do produto. Mais um ótimo artigo para a sua lista de leitura e de grande importância para o assunto atual.
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Existem empresas focadas na produção de soluções em EPS e que possuem uma grade de produtos que podem ser uma boa opção para o seu negócio. Uma referência nesta área, por exemplo, é a Termotécnica.
Conheça a Termotécnica
Há mais de 60 anos presente no mercado, a Termotécnica é consolidada como líder em transformação de EPS no Brasil e com grande destaque na América Latina. ⅓ de todo EPS pós-consumo no Brasil, é reciclado pela Termotécnica.
Com um vasto portfólio de soluções em EPS, a Linha iPack atende ao mercado de e-commerce. Projetadas para produtos mais frágeis, como produtos em vidro, eletrônicos, ou até mesmo produtos mais complexos, como eletrodomésticos no geral, as embalagens presentes no iPack possuem muitos benefícios.
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