Você está se preparando para investir no agronegócio em 2021? Economistas preveem boas perspectivas no pós-pandemia para o setor. Isso acontece por causa da competitividade da agricultura no Brasil, da confiança no mercado brasileiro como fornecedor e do investimento em agricultura digital nas fazendas.
No entanto, para que as previsões de melhoria se concretizem, é preciso se planejar com cautela e aproveitar o momento atual para realizar investimentos em maquinários e tecnologias que possam colher bons frutos e trazer ótimos resultados para a próxima safra.
Sendo assim, separamos neste artigo alguns dos principais pontos que você precisa saber para investir no agronegócio em 2021, especialmente se você for comprador ou técnico agrícola. Confira!
Crescimento do PIB
Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Produto Interno Bruto (PIB) em 2021 deverá registrar bons crescimentos para o agronegócio. A previsão é de que aumente em 3,2%.
Ou seja, essa é uma informação que traz perspectivas otimistas para o setor e a economia, pois o crescimento do agronegócio trará impactos diretos na retomada econômica do país.
Crédito rural em expansão
Apesar do cenário de incertezas econômicas devido à pandemia da Covid-19, o Ipea prevê que as condições de juros, inadimplência e prazos de pagamentos se mantenham favoráveis para a próxima safra, especialmente para o pequeno e o médio produtor.
Em julho deste ano, o primeiro mês do Plano Safra 2020/2021, o crescimento foi de 48,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Ou seja, tudo indica que haja a continuidade da expansão do crédito rural, com destaque para o crédito de custeio em 2021.
Aumento no consumo de frutas e legumes
O aumento no consumo de alimentos saudáveis está relacionado, principalmente, à questão de fortalecer o organismo e ter mais imunidade para não ser acometido pelo coronavírus.
Nessa perspectiva, a indústria de Flores, Frutas, Legumes e Verduras (FFLV) já está se preparando para um crescimento significativo mundial que o setor deve ter em 2021. O desafio, além de atender a essa demanda, será de fazer com que esses produtos se mantenham frescos mesmo após passarem por toda a cadeia de logística.
Continue a leitura, pois explicaremos como isso é possível ainda neste artigo.
Aumento na exportação de frutas
2021 será um ano muito benéfico para o setor frutífero. A previsão da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é de aumento na exportação de frutas.
Como exemplo disso, temos melão, uva, manga e limão, que são as principais frutas exportadas para o Oriente Médio, Ásia e Emirados Árabes. Essas frutas brasileiras são bastante consumidas por esses países devido à sua qualidade.
Outra informação da Abrafrutas é que a produção e a exportação de frutas devem dobrar nos próximos 5 anos no Ceará, o que também aponta boas perspectivas para o setor.
Planejamento da safra
Para investir no agronegócio em 2021 de maneira sólida é preciso começar a se planejar o quanto antes. Antecipar as compras de insumos para a próxima safra e fixar os preços para comercializar boa parte delas é fundamental.
Como já mencionado, há a previsão de um aumento significativo na demanda em todo o mundo, pois todos os países terão a necessidade de aumentar seus estoques.
No entanto, é muito importante prever os investimentos em armazenagem de alta qualidade de modo a reduzir os desperdícios de insumos — como veremos a seguir.
Conte com novas tecnologias para investir no agronegócio em 2021
A tecnologia tem transformado o agronegócio. Cada vez mais os processos têm contado com o apoio de soluções que trazem dados precisos e em tempo real.
Alguns exemplos são sensores terrestres, drones, sistemas de rastreamento via satélite e outros dispositivos que coletam informações sobre as características do solo, a variação climática e a incidência de pragas. Inclusive, há equipamentos que já contam com sistemas permitindo o monitoramento remoto.
Dessa forma, a interconexão de recursos gera novos impulsos ao agronegócio. Quem souber fazer bom uso das novas tecnologias no setor se destacará da concorrência nas próximas safras.
Conheça a DaColheita: embalagem que mantém as frutas frescas por mais tempo
As soluções inteligentes estarão cada vez mais presentes no agronegócio. Por isso, é preciso estar atento às inovações do mercado e optar por aquelas que realmente trazem resultados.
A DaColheita, embalagem da Termotécnica, é a conservadora de frutas, verduras e legumes feita com EPS (Isopor®)* que oferece a mais alta tecnologia. Com ela, os produtos acondicionados são armazenados e transportados com toda segurança e higiene necessárias para chegar à mesa do consumidor com frescor e qualidade.
Confira algumas das vantagens:
- Aumenta o shelf life em até 30%;
- Mantém as vitaminas e a umidade da fruta por mais tempo;
- Possui alto isolamento térmico e protege contra trocas bruscas de temperatura;
- Reduz perdas e desperdícios em toda a cadeia logística, pois conserva os alimentos adequadamente;
- 100% reciclável.
Além disso, a conservadora DaColheita foi a campeã do prêmio WorldStar 2019, premiação que valoriza as embalagens inovadoras em diversos lugares do mundo. Ao todo, foram 319 embalagens inscritas de 35 países.
Quer saber mais sobre os benefícios DaColheita para poder investir no agronegócio em 2021? Então, confira também estes posts em nosso blog.
Sobre a Termotécnica
A Termotécnica é a maior indústria transformadora de EPS (Isopor®)* da América Latina. Com 58 anos de atuação, produzimos soluções para os setores de embalagens e componentes, conservação, agronegócio, cadeia de frio, movimentação de cargas e construção civil.
Com matriz em Joinville (SC), possuímos unidades em Manaus (AM), Petrolina (PE), Rio Claro (SP), São José dos Pinhais (PR) e Pirabeiraba (SC). O desenvolvimento tecnológico e os cuidados com o meio ambiente estão entre as nossas preocupações e prioridades.
Acesse o nosso site e fique por dentro de todas as nossas soluções!
*Marca registrada de terceiro.