Aqui, você descobriu as vantagens do EPS e aqui porque ele pode ser a melhor solução em embalagem para o seu negócio. Agora, chegou a vez de conhecer as peças técnicas, outra aplicação desse material tão versátil.
Para começar, vamos falar de um dos maiores benefícios para quem quer adotar esse material na composição de seus produtos: a possibilidade de redução de custos. Mais barato do que outros tipos de plástico, o EPS também é bastante eficiente quando o assunto é resistência.
Por esse mesmo motivo, elas podem ser combinadas com outros materiais, como o poliuretano (PU), poliestireno (PS), polipropileno expandido (EPP), acrilonitrila butadieno estireno (ABS), madeira, entre outros. Soluções híbridas como essas podem diminuir o custo produtivo, alcançando o mesmo resultado no desempenho do produto, e aumentar a competitividade da sua marca no mercado. Em alguns casos, também pode ser feita a substituição total de outra matéria-prima, como em colchões que, originalmente, eram feitos apenas com o PU.
Assim como as embalagens, as peças técnicas são desenvolvidas de acordo com a necessidade de cada cliente, através da execução de projetos supervisionados por uma equipe especializada.
Confira a seguir os segmentos de aplicação das peças técnicas em EPS.
Automotivo
No setor automotivo, o EPS pode ser usado na fabricação de assoalho para carros, garantindo melhor isolamento acústico e térmico, além de menos ruído e mais conforto para o motorista. Também pode ser aplicado em assento e apoio de cabeça. Por ser mais leve, o EPS é um grande aliado deste segmento, contribuindo com a redução do consumo de combustível.
Segurança
A alta resistência à impactos e boa durabilidade tornam o EPS a opção ideal como berço (ou “miolo”) de capacetes, joelheiras e tornozeleiras. Além disso, o EPS é superleve, ergonômico e garante melhor conforto térmico, vantagens adicionais para esse tipo de equipamento de proteção.
Outra linha que pode ser atendida com peças técnicas são as cadeirinhas para transporte de crianças em veículos. Nesse caso, o EPS é utilizado para moldar o encosto da cadeirinha.
Eletrodomésticos
Dentro de aparelhos de condicionadores de ar e refrigeradores, existem peças técnicas de EPS aplicadas para passagem de ar.
No caso dos refrigeradores, por ser um ótimo isolante térmico, o EPS garante a circulação do ar gelado e manutenção do frio, promovendo o ganho de eficiência energética para o eletrodoméstico.
Já no caso dos aparelhos de ar-condicionado, o componente é incluído dentro da evaporadora (a parte instalada na área interna), atuando como um duto condutor do ar e calhas para água, expelidos pelo equipamento.
Usando o EPS como matéria-prima, é possível diminuir a quantidade de peças e outros materiais, como os plásticos PP, ABS e PU.
Com 98% de ar em sua composição, o EPS é facilmente moldável, permitindo a criação de soluções versáteis e práticas para a cadeia produtiva.
Para não esquecer: as vantagens do EPS
Como isolante térmico, o EPS mantém a temperatura e, como isolante acústico, contribui para redução do som. Além de não mofar e não proliferar fungos e bactérias, o material é leve, durável e altamente resistente.
O EPS é um material plástico 100% reciclável com baixo consumo de água e energia e, desde 2007, a Termotécnica realiza o Programa Reciclar EPS, com logística reversa e reciclagem do material em todo o Brasil. Já são mais de 40 mil toneladas de EPS pós-consumo que ganharam um destino mais nobre – ou seja, 1/3 de todo o material consumido no país.
Para saber mais sobre o que esse o conceito de peças técnicas em EPS e o que ele pode oferecer para o seu negócio, mande uma mensagem para a nossa equipe.