Você já parou para pensar no impacto que as embalagens têm em toda a cadeia logística, da fabricação do produto à entrega ao consumidor? Na indústria de bens de consumo, elas desempenham funções como proteger, armazenar e facilitar o manuseio e são fundamentais para que o produto chegue intacto ao seu destino.
Afinal, de nada adianta tomar cuidado em todas as etapas do desenvolvimento à fabricação se a embalagem para logística é falha e não protege de forma adequada, gerando prejuízos. Muito além da proteção do produto, as embalagens influenciam no transporte, na gestão do estoque e têm, inclusive, um grande impacto na economia dos recursos da empresa. E é sobre a importância da embalagem no processo logístico que iremos falar a seguir!
Você vai descobrir quais são os 3 fatores que comprovam a sua relevância, como deve ser a embalagem ideal e, ao final, vai conhecer a solução inteligente da Termotécnica para o armazenamento dos seus produtos. Confira!
1. Proteção e segurança
Sem dúvidas, uma das vantagens mais poderosas das embalagens é proteger os produtos de avarias de todos os tipos. Para manter a integridade dos itens que acondicionam, elas precisam ser planejadas conforme as necessidades de transporte e armazenamento, ter alta capacidade de absorção de impactos, suportar mudanças de temperatura e oferecer higiene e segurança no manuseio.
2. Otimização do armazenamento
A gestão do estoque pode ser um problema caso as embalagens não sejam desenvolvidas para otimizar o armazenamento. A verticalização (empilhamento) e o melhor aproveitamento de todo o espaço do depósito ou dos veículos de transporte só é possível quando as embalagens são projetadas para oferecer essas vantagens enquanto mantêm o produto protegido.
3. Redução de custos
À primeira vista, pode até parecer uma desvantagem adotar soluções personalizadas de embalagem para melhorar o processo logístico, já que esse processo tem um custo e representa um investimento financeiro. Com o passar do tempo, porém, essa decisão se mostra acertada: ao optar por uma embalagem personalizada, projetada não só para proteger produto, mas também para otimizar o processo logístico, é possível evitar desperdícios, ganhar tempo no transporte e aproveitar melhor o espaço de estocagem.
Como deve ser a embalagem ideal
Na busca pela embalagem ideal, é muito importante lembrar que ela deve trabalhar SEMPRE a favor de cada etapa do processo logístico. Sua resistência, seu design e sua durabilidade devem atender todas as fases que envolvem desde o transporte entre fábrica e varejo, até chegar às mãos do consumidor final. Além disso, ela deve gerar economia para a empresa e também para o meio ambiente, reduzindo o impacto ambiental no processo de fabricação e descarte.
iPack: a solução da Termotécnica
Com a missão de desenvolver a embalagem ideal, capaz de reunir todas essas vantagens em uma solução prática, funcional e sustentável, a Termotécnica criou o iPack, uma embalagem inteligente e inovadora que traz todos os benefícios do EPS: é leve, resistente e com um design capaz de se moldar ao seu produto para facilitar a logística e a gestão de estoque da sua marca, eliminando a necessidade de vários moldes.
A capacidade de adaptação do iPack garante redução do uso de matéria-prima através do conceito de ecodesign, permite maiores níveis de empilhamento e alta proteção contra impactos e vibrações. Além desses benefícios, ela é uma embalagem sustentável, que não utiliza CFC e HCFC, sem gerar danos à camada de ozônio, não contamina o solo, o ar ou a água e é um plástico 100% reciclável!
O iPack atende o mercado da linha branca (eletrodomésticos, eletroeletrônicos), linha marrom (áudio e vídeo), linha automativa e de peças técnicas especiais.
Para saber mais sobre o que essa linha de embalagens pode oferecer para o seu negócio, mande uma mensagem para a nossa equipe.