Artigo de Albano Schmidt, Presidente da Termotécnica, sobre a importância das empresas, pessoas e sociedade atuarem juntos para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Publicado originalmente no Jornal A Notícia de 4 de julho de 2019.
Em 2015, líderes mundiais traçaram um plano para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir paz e prosperidade. Nesta Agenda 2030 da ONU, 193 países se comprometeram com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, os ODS.
Utopia? Saiba que em apenas uma década e meia, de 2000 a 2015, desde a Declaração do Milênio – que antecedeu os ODS -, os resultados foram surpreendentes. A pobreza extrema e a mortalidade infantil foram reduzidas pela metade. Pessoas infectadas pelo vírus da Aids reduziram 40%. E 2,1 bilhão de habitantes ganharam acesso a saneamento básico. Mas é preciso avançar muito mais.
E o que isso tem a ver comigo? Pois saiba que a ação em prol de um ou mais ODS pode acontecer em todos os níveis. Se traduzirmos esses objetivos globais em pequenas ações do dia a dia todo mundo tem, no mínimo, uma dezena de contribuições a dar. Um exemplo? No ODS 6, relativo à água potável e saneamento, se você reduzir o tempo da torneira aberta ao escovar os dentes, estará contribuindo para este objetivo.
E para as empresas não é diferente. Se considerarmos as atividades de cada um dos setores, qualquer empresa tem condições de conectar várias de suas ações a uma boa parte dos ODS. Basta vincular os objetivos às práticas já existentes e avançar na obtenção de melhores resultados.
E porque fazer isso? Os ODS são um grande norte de atuação estratégica. Apresentam uma oportunidade para que as soluções e tecnologias empresariais sejam implementadas para tratar dos maiores desafios mundiais. Ajudam as empresas no seu sistema de gestão, na governança e na transparência ao relatar, medir e acompanhar os resultados. De outro lado, há cada vez mais implicações para as organizações que não estão alinhadas aos ODS. Isso porque não fazer nada pelo desenvolvimento sustentável será uma opção que pode sair caro.
A Termotécnica adota os ODS na prática e conclama todas as empresas a fazerem o mesmo. Ao disseminar os objetivos globais nas empresas, nas comunidades e na sociedade, quando 2030 chegar vamos ter atingido muitos dos objetivos. E com isso, usufruir de forma sustentável desse nosso planeta e deixando às futuras gerações um mundo melhor.
A Termotécnica é signatária do Movimento Nacional ODS da ONU e seus colaboradores participam de ações voluntárias de engajamento com a causa (foto).