Já se deparou com a situação de comprar um produto novo, como refrigerador, e depois de abri-lo e ficar feliz com a nova aquisição, não saber o que fazer com o material gerado da embalagem? Uma das grandes dúvidas nesta hora é o EPS: volumoso e leve, absorve o impacto e garante que o refrigerador chegue sem avarias até você, mas pode ser reciclado?
Sim, 100% reciclável! Há mais de 10 anos, o Programa Reciclar EPS é pioneiro na logística reversa e reciclagem do EPS. Esta iniciativa foi reconhecida com destaque pelo Guia Exame Sustentabilidade 2018, elegendo a Termotécnica como a empresa PME mais sustentável do Brasil. Não é coincidência que o reconhecimento veio em esfera nacional. Entenda a dimensão do programa que compreende o ciclo de vida deste material plástico.
- Programa Reciclar EPS implantado em 2007.
- Em 10 anos, possibilitou um novo destino a mais de 40 mil toneladas de EPS.
- Ou seja, 1/3 de todo o EPS reciclado no Brasil passa pelas fábricas da Termotécnica.
- Conta com mais de 1,2 mil pontos de coleta e 300 cooperativas de reciclagem parceiras.
- Gera cerca de 100 empregos diretos, o que impacta diretamente mais de cinco mil famílias.
- Depois de reciclado, o EPS volta para o mercado e é utilizado para a fabricação de itens como rodapés, molduras, régua escolar, solas de sapato, entre outros.
Esse movimento do berço a novos produtos derivados do EPS reciclado está enraizado na gestão da Termotécnica, empresa catarinense com 57 anos de fundação, maior indústria transformadora de EPS da América Latina. O objetivo estratégico Economia Circular na Prática é um valor compartilhado com os colaboradores nas seis unidades fabris e que percorre todas as etapas do processo produtivo. A visão sólida e perene da sustentabilidade direciona as ações da empresa e vem recebendo vários reconhecimentos no mercado.
Reconhecimento nacional
Nesta edição do Guia Exame de Sustentabilidade, 179 empresas fizeram inscrição e, após avaliação criteriosa, 78 foram premiadas.
O presidente da Termotécnica, Albano Schmidt, reconheceu a vitória especialmente por estar alinhada à estratégia sustentável da empresa. “Antes mesmo da Política Nacional de Resíduos Sólidos, nossa atuação já estava voltada a economia circular de nossas soluções. De forma contínua, viabilizamos a logística reversa, reciclagem e novas aplicações deste material tão nobre que é o EPS”, destaca Albano.