Estratégia ESG
A estratégia ESG da Termotécnica prioriza as questões ambientais, sociais e de governança que são mais relevantes para seus stakeholders e que têm maior impacto para o desempenho da empresa. Também leva em conta tendências de sustentabilidade voltadas para os seus segmentos de atuação e considera benchmarks de iniciativas externas como o Global Reporting Initiative Standards (GRI), o Pacto Global das Nações Unidas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O processo de materialidade identificou 9 prioridades em cada um dos três pilares da Estratégia ESG da Termotécnica: Economia Circular na Prática (Enviroment), Valorização das Pessoas (Social) e Perenidade do Negócio (Governance)
Social
Valorização das Pessoas
O pilar social da Estratégia ESG da Termotécnica tem por
princípio a Valorização das Pessoas. Junto aos colaboradores, isto se traduz pela Igualdade de Oportunidades e Inclusão e pelos cuidados com a Saúde, o Bem-estar e a Segurança.
Perante as Comunidades Locais, a Termotécnica privilegia,
sempre que possível, a contratação de profissionais e fornecedores locais e promove a escuta junto aos vizinhos em relação aos temas prioritários, que vão compor sua matriz de materialidade.
Também desenvolve ações para reconhecer e valorizar a
atuação das cooperativas de catadores – parte fundamental para completar o ciclo da economia circular do EPS – e promove ações voltadas à destinação correta e à reciclagem desta matéria-prima. Essas se estendem a toda a sociedade por meio do site: www.soureciclavel.com.br
Relatório de Sustentabilidade
Relatório 2021/2022
Nesta sétima edição, a Termotécnica completa 10 anos do Relatório de Sustentabilidade e também da criação do Comitê de Sustentabilidade, que fornece as informações que embasam este reporte. O Relatório de Sustentabilidade 2021/2022 inclui todas as operações da empresa no período e foi preparado conforme opção Essencial do GRI Standards, com base na Matriz de Materialidade. Desde 2012, o Relatório de Sustentabilidade é uma importante ferramenta de aperfeiçoamento para a gestão da Termotécnica.
Relatório 2019/2020
Esta sexta edição do Relatório de Sustentabilidade Termotécnica abrange os anos de 2019 e 2020 e inclui todas as operações da empresa no período. Foi preparada conforme opção Essencial do GRI Standards. Teve por base a Matriz de Materialidade revisada no último biênio, quando a Termotécnica ouviu dois de seus quatro públicos de maior impacto: Colaboradores e Clientes. A escuta a Fornecedores e Comunidade foi prejudicada pelo distanciamento social provocado pela pandemia da COVID-19.
Desde a primeira edição, referente ao ano de 2012, o Relatório de Sustentabilidade é uma importante ferramenta de aperfeiçoamento da gestão para a Termotécnica. Presente 4 anos no Guia Exame de Sustentabilidade, sendo em 2015 e 2018 a mais sustentável do ano na categoria Química e em 2018 ainda a PME mais sustentável do Brasil. As fotos sem máscara neste relatório foram produzidas antes da pandemia.
Relatório 2017/2018
Esta quinta edição do Relatório de Sustentabilidade Termotécnica abrange os anos de 2017 e 2018 e inclui todas as operações da empresa no período. Foi preparada conforme opção Essencial das Diretrizes G4, a partir do levantamento de dados do Comitê de Sustentabilidade e considerando diretrizes da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química) e da Abre (Associação Brasileira de Embalagem) em relação às contribuições para os ODS (Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU). Teve por base a Matriz de Materialidade revisada no último biênio, quando a Termotécnica ouviu seus quatro públicos de maior impacto: Colaboradores, Clientes, Fornecedores e Comunidade.
A elaboração deste relatório também levou em consideração a relação da empresa com os ODS. Desde a primeira edição, referente ao ano de 2012, o Relatório de Sustentabilidade é uma importante ferramenta de aperfeiçoamento da gestão para a Termotécnica.
Relatório 2015/2016
Este é o quarto Relatório de Sustentabilidade da Termotécnica – e o primeiro com periodicidade bienal, abrangendo os anos de 2015 e 2016. Inclui todas as operações da empresa no período e foi preparado na opção de acordo essencial das diretrizes G4, com apoio do Comitê de Sustentabilidade Termotécnica, formado por representantes de diversas áreas da empresa. Teve por base a matriz de materialidade desenhada em 2013, quando a Termotécnica ouviu os quatro públicos de maior impacto: Colaboradores, Clientes, Fornecedores e Comunidade. Foi atualizada pelo Comitê de Sustentabilidade da Termotécnica considerando alterações no cenário nos últimos 3 anos. A edição anterior do Relatório de Sustentabilidade foi publicada em 2015 referente ao ano de 2014.
Este relatório explicita a nossa Estratégia Sustentável. O símbolo do infinito, que ilustra a capa, representa nosso compromisso com a Economia Circular, que visa manter produtos, componentes e materiais em seu mais alto nível de utilidade e valor.
Relatório 2014
A Termotécnica iniciou em 2012 seu ciclo anual de produção de relatórios de Sustentabilidade no modelo GRI. O Relatório de Sustentabilidade 2014 é o terceiro a ser publicado, inclui todas as operações da empresa neste ano civil e foi preparado com base na opção de acordo essencial das diretrizes G4.
A definição de conteúdo do primeiro relatório (2012) foi feita a partir da percepção do Comitê de Sustentabilidade Termotécnica, formado por profissionais de diversas áreas da empresa. No segundo relatório (2013), a Termotécnica ouviu os quatro públicos de maior impacto para a organização – Colaboradores, Clientes, Fornecedores e Comunidade – para definir os temas mais relevantes que deveriam ser reportados. A consulta a esses públicos incluiu a apresentação das categorias e indicadores de desempenho do GRI (3.1), para que apontassem aqueles que consideravam de maior impacto no seu relacionamento com a empresa. Nos diálogos com clientes e colaboradores, a empresa utilizou instrumentos que faziam parte de seu processo de relacionamento com os respectivos públicos. Já a comunidade e os fornecedores foram alvo de processos de engajamento motivados pela produção do relatório.
O engajamento com os clientes e os fornecedores está relatado no capítulo Economia Sustentável e os diálogos com Colaboradores e Comunidade constam no capítulo Valorização das Pessoas. Os temas considerados muito importantes ou importantes pelo comitê de sustentabilidade e/o pelos públicos ouvidos passaram a constituir a matriz de materialidade. Com a migração do relatório para a versão G4, a diretoria da Termotécnica priorizou os temas constantes na matriz inicial, identificando o foco do relato na estratégia sustentável. Não houve alterações significativas em relação a períodos cobertos pelos relatórios anteriores em Escopo e Limites dos Aspectos. O Relatório de Sustentabilidade 2014 não foi submetido à verificação externa. As informações relativas ao desempenho econômico foram auditadas pela consultoria KPMG.
Relatório 2013
Estamos publicando a segunda edição do Relatório de Sustentabilidade Termotécnica, com informações relativas ao ano de 2013. Neste documento, a empresa compartilha perfil, realizações e resultados de sua atuação em todas as unidades de negócio neste período, bem como enumera desafios em relação ao desempenho econômico, social e ambiental para o próximo exercício.
Os indicadores econômicos da empresa aqui descritos foram verificados pela consultora KPMG, mas o relatório não passou por verificação externa. Não há limitações específicas quanto ao escopo e ao limite do relatório, elaborado conforme disposto na metodologia do GRI 3.1.
O processo de levantamento de dados deste relatório ocorreu no primeiro semestre de 2013. O ciclo de publicação dos relatórios de sustentabilidade da Termotécnica, iniciado em 2012, é anual.
Ao longo das próximas páginas, apresentamos informações relativas a 33 indicadores, com ênfase para os temas levantados no engajamento com os públicos. A Termotécnica considera que este relatório atinge o nível B da estrutura GRI.
Relatório 2012
A Termotécnica tem a satisfação de publicar o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade anual, com as informações relativas ao ano de 2012. Por meio dele, compartilha dados e indicadores de suas unidades de negócio de Embalagens e Peças Técnicas, Construção Civil, Conservação, Movimentação de Cargas e Agronegócios, representadas pelas marcas DaColheita, Icebox, Monoforte, Termopack e Upally, além da planta química Termocell e de suas unidades de reciclagem.
O relatório não passou por verificação externa, mas os indicadores econômicos foram parcialmente verificados pela consultoria KPMG. Não há limitações específicas quanto ao escopo ou limite do relatório. Sua elaboração foi orientada pela metodologia do Global
Reporting Initiative (GRI), versão G3. A Termotécnica considera que o seu Relatório de Sustentabilidade atinge o nível C da estrutura GRI.
Neste primeiro relato, a empresa optou que as próprias áreas trouxessem a visão dos stakeholders. A escolha dos indicadores e o levantamento das informações foram realizados pelo Comitê de Sustentabilidade da Termotécnica, formado por 21 profissionais das seguintes áreas: Comercial, Controladoria, Engenharia de Manutenção e Energias, Engenharia de Produto, Engenharia de Processos, Gestão de Pessoas, Logística, Marketing, Pesquisa e Desenvolvimento, Produção, Qualidade, Segurança e Meio Ambiente, Suprimentos, Sustentabilidade, Tecnologia de Informação e Termocell. A expectativa da Termotécnica é que o relatório seja consultado por clientes, fornecedores, governo, colaboradores, instituições financeiras, associações de classe e comunidade.
CONSULTE O NOSSO RELATÓRIO DE IGUALDADE SALARIAL:
2024: 1º Semestre | 2024: 2º Semestre