Nossa História
1960
1960
A Termotécnica é fundada em 29 de agosto de 1961, pelo visionário Hans Dieter Schmidt, em Joinville (SC). Inicia suas atividades de transformação de EPS, ainda como integrante do Grupo Tupy, produzindo utilidades domésticas e artigos para festa. Nesta década, a cidade consagra-se como importante polo industrial, conquistando o título de Manchester Catarinense e contribuindo para o desenvolvimento econômico de Santa Catarina e do Brasil.
1970
1970
Fundação da planta química Termocell, em Joinville (SC). A empresa passa a produzir sua própria matéria-prima, verticalizando sua produção e ganhando ainda mais autonomia nas operações.
1980
1980
Inauguração da filial em Manaus (AM). A empresa investe em uma nova unidade no Norte do país para atender de perto às necessidades de importantes clientes, principalmente da linha marrom (televisores, som e vídeo). O polo industrial passa por grande ascensão e a Termotécnica expande as operações para fortalecer sua estratégia comercial.
1990
1990
Mostrando seu potencial de inovação, a empresa assina o primeiro convênio de Pesquisa e Desenvolvimento com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Também cria a área de Pesquisa e Desenvolvimento na empresa e recebe a certificação da ISO 9001.
Pioneirismo com a introdução do conceito shrink na linha branca no Brasil. Com esta solução híbrida, do EPS com filme termoencolhível, a Termotécnica promove uma revolução neste segmento e fortalece sua liderança.
2000
2000
Aquisição de uma nova planta em Pirabeiraba, Joinville (SC). Nesta unidade, a Termotécnica viabiliza de forma pioneira as operações de logística reversa e reciclagem do EPS no Brasil, antecipando-se à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O Programa Reciclar EPS coloca em prática a economia circular: após seu uso e reciclagem, o EPS vira matéria-prima para outras aplicações.
Elaboração da Visão, Missão, Negócios e Valores Termotécnica. A empresa inaugura o Centro de Tecnologia e Desenvolvimento e inova na fabricação de moldados com materiais diferenciados. Novas expansões com a inauguração das unidades fabris em São José dos Pinhais (PR) e Rio Claro (SP). As duas filiais atendem principalmente o mercado de linha branca.
2011
2011
Termotécnica completa 50 anos de atuação no mercado nacional, reforçando em seu selo comemorativo o compromisso com a sustentabilidade.
2012
2012
Inauguração da unidade fabril em Petrolina (PE), voltada a soluções para o agronegócio com a marca DaColheita. A crescente demanda dos produtos do Vale do São Francisco possibilita a expansão no Nordeste do país.
2013
2013
Lançamento do primeiro Relatório de Sustentabilidade. Fortalecendo sua atuação voltada à economia circular, a Termotécnica também torna-se membro do Save Food, signatária do Pacto Global das Nações Unidas, e conquista o Senaplas, Selo Nacional de Plásticos Reciclados.
2014
2014
Termotécnica estreia como destaque entre as 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar no Brasil, ranking da Revista Você SA.
Lançamento do Programa Reciclar EPS. Canal de comunicação conscientiza a comunidade sobre a importância da reciclagem do EPS e sua reutilização pós-consumo, além de facilitar a busca por locais com a destinação correta do resíduo.
2015
2015
Premiada no Guia Exame de Sustentabilidade, com destaque entre as indústrias químicas e também em Gestão de Resíduos. É listada novamente entre as 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar no Brasil.
2016
2016
Lançamento do Safe Pack, EPS com nanotecnologia antimicrobiana para aplicação em diversos segmentos. É lançada a Política Integrada de Gestão, que reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável ao reunir conceitos de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde, Segurança e Responsabilidade Social.
2017
2017
Conquista no Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira com solução inovadora para a linha branca, na categoria Design Estrutural – Funcionalidade.
2018
2018
Estruturação da área de Inovação na empresa. Primeira exposição internacional dos produtos DaColheita, na Alemanha. Terceira conquista no Guia Exame de Sustentabilidade, tornando-se a empresa PME mais sustentável do Brasil, e a quinta vez entre as Melhores Empresas para Você Trabalhar.
2019
2019
Reconhecimento internacional com a conquista do WorldStar 2019, um dos mais importantes prêmios do mercado de embalagens. A marca DaColheita foi vencedora nas categorias Food e Save Food.
2020
2020
Internacionalização das soluções para o agronegócio, lançamento da marca FarmFresh, (versão DaColheita para exportação de FFLV). Desenvolvimento da tecnologia SafePack Antiviral e Antibacteriano. Empresa signatária do ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Conquista dos prêmios ABRE de Embalagem, Ser Humano da ABRH-SC e Prêmio Plástico Sul de Inovação e Sustentabilidade com cinco cases finalistas.
Alguns números da Termotécnica
de atuação
colaboradores
de market share
de todo EPS pós-consumo no Brasil é reciclado pela Termotécnica
milhões de quilos de EPS coletados e transformados em novos produtos
no Brasil, com matriz em Joinville (SC)
consecutivos entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil
entre as empresas mais sustentáveis do Brasil
Inovação
A inovação empreendedora é um objetivo estratégico da Termotécnica. A gestão com foco na produção de soluções que agregam valor à cadeia de fornecimento, somada aos benefícios e versatilidade de aplicações do EPS, nos posicionam como pioneiros e líderes no Brasil.
Nossas Conquistas
Nossos Compromissos e Associações
ACIJ – Associação Empresarial de Joinville
Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados
Associação Brasileira da Industria Química
International Fresh Produce Association
Instituto Lixo Zero
Instituto Brasileiro de Horticultura
Termotécnica é apoiadora da Federação das Indústrias de SC
Associação Brasileira de Recursos Humanos
Termotécnica faz parte da Associação Brasileira de Internet Industrial
Parceria com o Programa Isopor* Amigo, levando conscientização sobre a reciclagem e ações práticas de sustentabilidade.
A Termotécnica adota os parâmetros do Reporting Initiative Standards (GRI) para o desenvolvimento de seus Relatórios de Sustentabilidade.
Parceria entre os principais fabricantes de EPS do mundo para troca de tecnologias e soluções em reciclagem.
Compromisso junto ao Ministério do Meio Ambiente para ampliação da reciclagem de embalagens e do sistema de logística reversa.
Integrante da rede Nós Podemos Santa Catarina que visa cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Selo Nacional de Plásticos Reciclados, certificado da ABIPLAST, para empresas adequadas aos conceitos de reciclagem, sustentabilidade e proteção ambiental.
Projeto de combate à fome por meio da redução no desperdício de alimentos, viabilizada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.
Iniciativa voluntária da indústria química mundial pela melhoria contínua do desempenho em saúde, segurança e meio ambiente.
Apoio ao Movimento Catarinense pela Excelência