As embalagens surgiram para proteger e garantir segurança para os produtos durante todas as etapas de logística, até chegarem intactos ao seu destino final. E nenhum material faz melhor isso que o EPS. Leve, resistente e 100% reciclável, as embalagens em EPS estão presentes no mercado de bens de consumo e se tornando uma excelente alternativa para as marcas que querem apostar em um diferencial competitivo.
Para comprovar a eficiência desse supermaterial, capaz de agregar MUITO valor aos seus produtos e à sua marca, elegemos 5 vantagens do EPS na embalagem do produto que você precisa saber. Conheça agora cada uma delas e surpreenda-se!
1. Soluções versáteis para vários setores
Com 98% de ar em sua composição, o EPS é facilmente moldável. Com ele, é possível criar soluções versáteis e práticas para as mais variadas necessidades, e o melhor: ele pode ser projetado como uma embalagem inteligente, capaz de se adaptar a modelos diferentes de um mesmo produto, dispensando a exigência de diversos moldes. Um exemplo são as embalagens para fogão que se adequam a modelos com 4 ou 5 queimadores. O resultado? Uso otimizado de material, redução de custos e de desperdícios e muita inovação.
2. Acondicionamento com alta proteção
A grande quantidade de ar em sua estrutura torna o EPS uma ótima proteção, capaz de resistir a quedas, vibrações e choques, e o transforma na opção ideal de embalagem quando a intenção é proteger mercadorias de danos e avarias. É a garantia de que o produto vai chegar intacto ao seu destino.
3. Ampla conservação
Como isolante térmico, o EPS protege os produtos das variações de temperatura para as mercadorias que precisam desse cuidado. Outra vantagem é que sua superfície impede a proliferação de bactérias nas embalagens. Perfeito para a manutenção da cadeia de frio, não é mesmo?
4. Maior capacidade de empilhamento
Extremamente leve, o EPS surpreende pela alta resistência à compressão, o que o torna eficaz para suportar alta capacidade de peso. Essa característica permite embalar vários produtos. Por exemplo, uma caixa de EPS de apenas 200g, devidamente projetada, pode suportar até 10kg de produtos no seu interior e possibilita empilhamento vertical de 16 produtos, totalizando a resistência de 160kg de carga no último produto.
Sabe o que isso significa? Maior aproveitamento dos espaços de estocagem e nos veículos de transporte, garantindo ganhos logísticos significativos.
5. O EPS é totalmente reciclável
O desenvolvimento sustentável chegou para ficar. A preocupação social em consumir cada vez menos produtos que agridam o meio ambiente fez a indústria buscar alternativas amigáveis à natureza. Por isso, o EPS tem se destacado como uma solução ecológica no mercado das embalagens, já que utiliza menos recursos para ser fabricado, comparado a outras alternativas de embalagem. Veja outros benefícios:
– É 100% reciclável, de forma contínua e com baixo consumo de água e energia
– É livre de CFC e HCFC
– Não contamina o solo, o ar ou a água
– É totalmente atóxico
A Termotécnica é pioneira no reaproveitamento do EPS no Brasil. Cerca de 1/3 de todo o material pós-consumo no país é reciclado através do Programa Reciclar EPS, criado pela empresa. Após o consumo original, o EPS pode ser reaproveitado nos mercados de energia, de construção civil e até mesmo calçadista, além de poder ser transformado novamente em matéria-prima de novas embalagens. Não é demais?
Adote as embalagens em EPS no seu processo produtivo e aproveite toda a segurança, praticidade e competitividade que esse material pode oferecer ao seu negócio, agregando mais valor aos seus produtos.